sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Bia Carvalho

   Bia Carvalho
  
     Olá, turma! Quero agradecer o carinho que a autora Bia Carvalho teve ao proporcionar ao blog um pouquinho da sua história. Sempre muito simpática e atenciosa, a autora tratou do assunto sempre com muita simpatia. Com esta entrevista, poderemos conhecer um pouquinho da tragjtória dela e suas opiniões sobre alguns aspectos.
     Quero parabenizá-la pela belissima obra e lhe desejar grande sucesso em sua carreira. E que possamos sempre, sermos agraciados com belos livros, como este. Bem... agora é só matar um pouquinho da curiosidade... Bjs pra todos!!!
    

1 Fale um pouco sobre Bia Carvalho.

     A Bia Carvalho é uma menina-mulher muito teimosa, indecisa e com síndrome de Peter Pan, desejando ser jovem para sempre. Ela adora música, cheiro de terra molhada, cheiro de livros na estante, animais e é romântica que só. Fala sozinha, canta no chuveiro achando que tem uma platéia enorme a observá-la e sonha em um dia realmente viver de literatura.


2 Quando nasceu à vontade de escrever e por quê?

     Desde muito pequena eu escrevia livros bem fininhos, com apenas 10 páginas, e até desenhava as ilustrações. Junto a umas amigas, criamos uma pequena biblioteca onde criávamos os livros e trocávamos entre nós. Aos 14 anos, a coisa ficou mais séria e escrevi um livro de verdade, mas está trancado dentro da gaveta. Escrevi mais alguns depois, mas só com Jardim de Escuridão me senti segura para realmente publicar.

3 Qual o gênero literário de sua preferência?

     Suspense, romance e sobrenatural.

4 A maioria dos escritores, mesmo os famosos, já conceituados no mercado, tiveram algumas dificuldades em publicar sua primeira obra. Como foi a sua primeira publicação?

     Tive problemas também, mas creio que isso seja normal. Assim como todo amadurecimento, o processo de aprendizado no mundo literário também tem seus percalços, e sei, que mesmo depois de ter passado por tantas coisas tenho ainda muito a aprender. Ouvi muitos nãos, ouvi sim de editoras que depois fizeram propostas ruins ou que não existiam, mas o importante é correr atrás e não desistir.


5 Poderia falar um pouco sobre seu livro Jardim da Escuridão?

     Jardim de Escuridão é a história de um jardim mágico e de uma mulher com o poder de compreendê-lo. Faith, a mulher em questão, possui uma ligação especial com as flores, sendo elas capazes de lhe transmitir visões boas e ruins, de amor, amizade, proteção e morte. Seu caminho se cruza com um assassino e ela vai precisar de suas flores para guiá-la na direção correta, além de se envolver em um romance intenso e descobrir um segredo que poderá mudar toda a sua vida.

6 Existem possibilidades de futuras publicações?

    Claro! Jardim de Escuridão faz parte de uma trilogia, portanto, obrigatoriamente haverão mais dois livros. E com certeza não pretendo parar nesses.

7 Como você reagiu às críticas, independente de positiva ou negativa, referente ao seu trabalho?

    Eu tenho reagido com tranqüilidade. Claro que quando você faz um trabalho, mesmo sabendo que não vai poder agradar a todo mundo, sempre tem a esperança de que isso aconteça. Críticas serão sempre construtivas, a não ser que sejam totalmente sem fundamento, mas estou tendo sorte até agora, recebi críticas excelentes, tanto positivas quanto negaticas, com dicas que guardarei para sempre.

8 Nesse mundo fantástico da literatura temos grandes autores. Poderia nos citar alguns que jamais poderiam deixar de ocupar um lugar cativo em sua estante?

    Sou fã incondicional de Nora Roberts, mas adoro Sidney Sheldon, Irving Wallace, Anne Rice, dentre outros.

9 O conceito que se tem no Brasil, é que os brasileiros lêem pouco. Qual a sua opinião sobre este conceito e qual a sugestão que você daria para mudá-lo?

     Acho que esse conceito está mudando. É só ver pela quantidade de blogs literários que existem atualmente. Há um tempo atrás não se via tantas editoras, busdoors com propaganda de livros, as livrarias não estavam sempre tão lotadas. Fico feliz que o brasileiro esteja se aproximando mais da literatura e sei que esse fenômeno foi capaz por obras como Harry Potter e Crepúsculo, foram elas que incentivaram meninas e meninos mais jovens a se interessar em ler e até a procurar outros livros similares.

10 Nos dias de hoje a facilidade com que as coisas acontecem na internet é impressionante. Levando isto em consideração, o que você acha das ações dos blogs literários, não apenas em divulgar as obras, como também em promover eventos e fortalecer  obras de autores nacionais?

     Não há como ter outra opinião, uma vez que eu também sou blogueira literária, mas assim como em qualquer outro setor existem os trabalhos sérios e o pessoal que só quer se dar bem. Tenho ótimos parceiros, mas tenho recebido muitas propostas com posteriores respostas malcriadas. Acho que o blogueiro é um ser importantíssimo para a literatura e merece muitos agradecimentos, sem eles não haveria tanta divulgação, especialmente de livros independentes, por isso, acho que eles mesmos devem se valorizar e diferenciar.

11 O que você diria para quem está batalhando para publicar seu primeiro livro?

     Nunca desista! E o principal: escreva o que gosta! Nada de seguir modinhas apenas para vender livros. Escrever é prazer e deve ser sempre.

12 O blog agradece a sua atenção por dar o prazer de aceitar a nossa entrevista e pede para que você deixe uma mensagem para os nossos seguidores.

      Eu que agradeço o espaço, querida! Muito obrigada por ter entrado em contato comigo e me proposto responder suas perguntas. Para os seguidores do blog: continuem lendo bastante e valorizando a literatura nacional. Tem muita coisa boa por ai que merece ser valorizada!

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Vc será sempre muito bem vinda ao nosso pequeno espaço. Espero poder divulgar muitos outros autores nacionais. Precisamos mostrar a nossa força literária... rsrsr Bjs!!!

      Excluir
  2. Ficou ótima a entrevista beijo beijo beijo Mãe!!

    ResponderExcluir
  3. Esta de parabéns com a entrevista, a Bia é uma escritora talentosíssima. Sou fã não só de seus poemas e livro mas do ser humano que és. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom podermos participar um pouquinho da vida de pessoas incríveis como Bia. Eu agradeço mais uma vez a simpatia como ela me tratou. Virei fã!!!

      Excluir
  4. Parabéns! A Bia é uma grande promessa e realmente aceita muito bem as críticas. Ao mesmo tempo que fiz algumas críticas, aguardo ansiosa Versos Sombrios. Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda crítica bem posta, acaba sendo construtiva. E quando se oferece o nosso sonho ao publico temos que estar preparados pra tudo. Fico muito feliz por ela saber lidar com essa situação numa boa. Mais uma vez parabéns pra Bia!

      Excluir