terça-feira, 20 de março de 2012

Gisele Galindo

                                                        
Entrevista com a Autora 

     Com muito orgulho eu ofereço aos seguidores e visitantes do blog, uma entrevista incrível com a autora Gisele Galindo. Que além de ter sido muito atenciosa, me surpreendeu com suas respostas maravilhosas. Com um surpreendente conhecimento na arte, a autora nos fala um pouco sobre ela como autora, seu livro e seus projetos para o futuro. Tenho absoluta certeza de que os leitores vão adorar a entrevista e curtir bastante conhecer um pouco mais sobre essa sensacional autora. Curtam bastante os detalhes mencionados e aproveitem...


1 - Como em todo começo de uma entrevista, é fundamental falarmos um pouco sobre o autor. Então, seguindo esta regrinha, fale-nos um pouquinho sobre Gisele Galindo.
Nossa, como falar de mim na terceira pessoa? Bom, vamos lá! Gisele Galindo é uma amante da cultura, da arte em geral, principalmente, hoje, da escrita. Formada em jornalismo, já atuou em peças teatrais, escreveu curtas metragens, peças de teatro, série para TV e para literatura, além de várias poesias e poemas. Mantém o site pessoal e o blog do livro Destino Íntimo. Características pessoais: tímida, tenta levar sempre tudo para o lado positivo, procura manter alegria e harmonia sempre presente em sua vida e ao seu redor, e ama escrever, atuar, ler, cantar, ouvir músicas e assistir filmes e séries. Além de estar sempre disponível para os amigos de D.I.
2 - Quando nasceu à vontade de escrever e por quê?
Puxando pela memória, lembro-me que escrevia quando criança mesmo, mas o gosto surgiu ou ressurgiu durante uma de minhas tentativas de graduação, no caso, Serviço Social. No terceiro ano estava detestando a faculdade, que era minha segunda, e a válvula de escape foram as poesias. Recordo-me que passei uma madrugada inteira escrevendo sem parar, simplesmente a caneta corria pelas linhas da folha sem controle, foi estranho e engraçado. Quando tive coragem, alguns meses depois, mostrei a minha mãe e irmãs, que amaram, foi aí que pensei: hum... devo levar jeito para a coisa.
3 - Qual o gênero literário de sua preferência?
Atualmente a literatura fantástica.
4 - Todos nós sabemos que escrever é uma arte. Para muitos, assim como eu, escrever é uma coisa mágica. Como você descreveria a sua forma de realizar esta magia?
Sim, uma arte mágica. Não sei explicar direito, porque sento e vou escrevendo. Claro que tenho alguns pontos traçados na mente e acabo, durante esse processo da escrita, montando alguns arquivos que se mostram necessários, como os personagens e suas características, mapas geográficos, anotações para o futuro, essas coisas.
Em alguns trechos, após uma leitura geral, chego a pensar: escrevi isso mesmo? Como? Quando? É bem estranho. Isso acontecia muito com as poesias. Acredito que quando se ama o que faz, o processo passa a ser tão prazeroso e angustiante ao mesmo tempo que chegamos a transcender tal sentimento e realização.
5 - A maioria dos escritores, mesmo os famosos, já conceituados no mercado, tiveram algumas dificuldades em publicar sua primeira obra. Como foi a sua primeira publicação?
Dramática. Acredito que esta seria a palavra ideal. Na verdade nem gosto de lembrar muito do comecinho, pois ainda resta o trauma. Porém, é preciso para que futuros escritores fiquem atentos na hora de acertar com uma editora. A realidade é triste, mas pode ser feliz no final e é isso que deve ser mantido.
A primeira editora em que confiei era falsa, isso mesmo, não existia de verdade e assim iludiu e fez muitas pessoas sofrerem. Por isso, antes de tudo, hoje sei, é preciso verificar a autenticidade da empresa, CNPJ e afins, depois fechar e anunciar. A internet está lotada de editoras e nem sempre são o que realmente dizem ser. Naquela gana de publicar, de tornar seu sonho real, os escritores acabam deixando passar certos “detalhes”, principalmente por não fazerem parte ainda desse universo que é o comércio literário.
A resposta já está ficando enorme, mas tentarei concluir nas próximas linhas. Eu e D.I. sofremos muito, inclusive a quase desistência, pois a puxada de tapete foi grande. Porém, com o apoio dos outros escritores na internet, conseguimos prosseguir. Vanessa Bosso, Danilo Barbosa, M. L. Bastilho (a Marcinha), Graciliana Andrade (a Graci, da Wiicked Live), Josy Tortaro, Erika Spencer, Cris Sanlim e Márcia Paiva, que estão na mesma editora ou em outras, mas também venceram, uns com os mesmos tombos e outros não, mas que possuem obras incríveis, além de serem incríveis. Enfim, D.I. foi publicado pela Editora Literata e pude respirar um pouco mais aliviada.
6 - Poderia falar um pouco sobre seu trabalho?
Na área da literatura tenho o livro 1 de Destino Íntimo publicado, com o título de Uma Jornada ao Pulsar de Um Estranho. O livro 2, sairá em novembro deste ano, com o título A Um Passo do Eu.
A série terá quatro livros no total, sendo publicado um por ano, contrato fechado com a Editora Literata e capas de Renato Klisman.
A história gira em torno de Luna Santiago, uma moça normal que de repente vê sua vida virar de cabeça para baixo. Pode parecer uma história banal vista por esse ângulo, mas não se deixe enganar, pois existe muito por trás disso. Os pontos fortes são: ação, aventura, romance, paixão, luxúria, suspense e drama, salpicados de toques psicológicos.
Nessa série a personagem do livro 1 é Luna, já nos dois seguintes, outros personagens tomam as rédeas e o quarto e último é reservado para o esclarecimento do que ainda não foi revelado.

 
7 - Quando se termina um livro, a obra se torna um filho para o autor. E mesmo gostando de todo o conjunto, sempre tem um pedacinho que mais mexeu com ele. Eu gostaria de saber qual foi o pedacinho que você mais gostou no seu livro.

Isso mesmo, o livro se torna realmente um filho amado. Dessa maneira, cada milímetro, no caso, cada linha se torna querida. Mas, o trecho que mais gosto é um que não posso contar ou soltarei um spoiler, pois é muito importante para a sequência e confesso tive medo por ele. Sobre isso posso conversar mais com os interessados que já tiverem lido o livro. Prometo.
8 - Como você reagiu às críticas, independente de positiva ou negativa, referente ao seu trabalho?
Respeito todas as críticas, mas precisam ser construtivas. Felizmente o livro 1 de D.I. só tem recebido elogios, o que me deixa muito feliz. Claro que surge um comentário aqui e outro ali, mas são detalhes, que é preciso que o autor compreenda que não há como atender a todos os gostos cem por cento. No entanto, mesmo quando apontados esses detalhes (gostos pessoais de cada leitor) o todo da resenha ou conversa é super positivo.
9 – Existem possibilidades de futuras publicações?
Sim. O livro 2 de D.I. está prontinho só aguardando novembro chegar para ser publicado pela Literata. Além de novos projetos que ainda não posso revelar.
10 - Nesse mundo fantástico da literatura temos grandes autores. Poderia nos citar alguns que jamais poderiam deixar de ocupar um lugar cativo em sua estante?
Além dos que já comentei, Kami Girão, Carina Rissi, Luciane Rangel, Denis Lenzi e Flávio Galindo. Além de muitos outros que acredito serem bons, mas ainda não li, a fila na estante só aumenta. O Brasil está mais rico do que imagina, é só passar a reconhecer e valorizar seus produtos.
11 – O conceito que se tem no Brasil, é que os brasileiros leem pouco. Qual a sua opinião sobre este conceito e qual a sugestão que você daria para mudá-lo?
Concordo, ainda, em comparação aos outros países o número é baixo. É óbvio, para quem está atento a essa realidade, que o número aumentou, mas permanece longe do ideal. Com a febre Harry Potter e Crepúsculo os jovens passaram a procurar mais o prazer da literatura, não apenas na questão do hábito de ler, mas também de produzir seus próprios textos, alavancando assim o surgimento de editoras.
Hoje, a internet está lotada de leitores, autores, editoras e blogueiros literários. Uma coisa leva a outra. O que traz vantagens e desvantagens. Mas, isso é uma outra história, ou escreverei uma tese aqui.
Costumo chamar que o Brasil começa a viver uma nova fase a dos Novos Escritores e porque não, Novos Leitores? E como todo começo, é lento e engatinha, mas os talentos estão aí e com certeza os apreciadores também.
12 – Nos dias de hoje a facilidade com que as coisas acontecem na internet é impressionante. Levando isto em consideração, o que você acha das ações dos blogs literários, não apenas em divulgar as obras, como também em promover eventos e fortalecer obras de autores nacionais?
Como disse anteriormente, uma coisa leva a outra. Isso só vem provar o quanto o hábito da leitura aumentou no Brasil, pois se os blogs literários ganharam tamanha força e impulso, só pode ser pelo aumento de leitores.
Os blogs literários são importantíssimos, mas do mesmo modo que surgem editoras falsas e escritores medíocres (com o perdão da palavra, pois já li algumas obras lamentáveis), aparecem blogs não tão bons assim. Porém, a blogosfera está repleta de blogueiros sérios e comprometidos com a sua prática, não apenas a fim de ganhar livros de autores e editoras. Sigo vários e até me tornei amiga de alguns, pessoas incríveis. Sem dúvida o blog é uma ferramenta de suma importância no universo literário que se desenha no Brasil.
13 - O que você diria para quem está batalhando para publicar seu primeiro livro?
Que não se pode deixar iludir achando que será fácil. Pois, você terá de tirar dinheiro do bolso, sofrer um tempo que parecerá interminável de espera por uma resposta e tantas outras coisas que o farão querer desistir. A não ser que dê muita sorte ou possua o famoso Q.I. Então, lute, não desista, independente dos obstáculos, mostre-se forte. Mostre que seu sonhe possui força suficiente para ser realizado. Algumas editoras podem recusar por um motivo ou outro, mas aquela, a certa, surgirá, provavelmente depois de inúmeras revisões que terá feito em seu trabalho.
E não esqueça de registrar na BN e depois pedir opiniões de pessoas confiáveis e que não sejam de sua família, em geral ela amará o que for ou não apoiará completamente. O que importa mesmo é você acreditar e saber de seu valor, por mais que persista a tal dúvida, que é normal.
14 - O blog agradece a sua atenção por dar o prazer de aceitar a nossa entrevista e pede para que você deixe uma mensagem para os nossos seguidores.
 Eu que agradeço, foi um prazer responder suas perguntas. Espero que os leitores do blog tenham gostado e que eu possa ter contribuído com algo, afinal é para isso que estamos neste mundo, para agregar e contribuir.
Aos que desejam se tornar escritores ou estão começando, posso dizer, uma etapa antes da minha, acredito que escrevi algumas dicas no decorrer da entrevista. Aos que apreciam a literatura, deem força aos nacionais, não apenas aos fantásticos, mas a todos os gêneros, existem muitos talentos neste nosso Brasil que merecem o devido reconhecimento. Se vocês, leitores, dão força e "consomem" os livros nacionais, as editoras acabarão, por consequência, valorizando ainda mais o que temos a oferecer.
Para aqueles que se interessaram pela minha obra, deixo os links de conhecimento e contato:
Pessoal
Destino Íntimo

12 comentários:

  1. Oi!!!

    Mais uma vez, eu q agradeço, amei ser entrevistada por vc.

    Não posso deixar de mencionar Camila Lemos, Renata Klimavicius e Raphaela Oliveira, as primeiras a lerem D.I. A Camilinha e a Rê, liam desde o extinto blog, onde eu postava os capítulos. Foram imprescindíveis. Obrigada meninas!!!

    Está aí mais um valor aos blogs, blogueiros e comentários ;)

    Elisangela, fiquei emocionada com a abertura do post, obrigada querida!

    Desejo mt sucesso ao seu blog, pois ele e vc merecem.

    bjsmil***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a oportnidade de poder participar um pouco do seu lindo trabalho. E divulgar o trabalho de autores como vc é mais que uma obrigação... é um grande prazer. Precisamos valorizar os nosso autores. Eu fico muito feliz por poder participar desse mundo. Parabéns!!!

      Excluir
  2. Eu amei a entrevista da Gi!!!
    Parabéns, amiga!
    E parabéns ao blog pelas perguntas!
    Incrível.
    bjosssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Acredito que o caminho é esse. E ter esse contato com Gisele foi emocionante, pq além de muito inteligente, ela também é muito simpática e gentil. Adorei!!!

      Excluir
  3. Eu super amei a entrevista!
    Parabéns e sucesso sempre Gih!
    Sucesso ao Blog também!!!


    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi gente, amei a entrevista!!

    Gi, adooorei as respostas!!
    Bom saber que o livro dois e tres será guiado por um outro personagem, eu nao sabia disso :P
    É alguem de D.I. 01??? Me conta!

    Eiiiiita, desfecho mesmo só no ultimo livro?
    Mas e o final do primeiro???????? Ai, vou enlouquecer! Já quero que chegue nov logo, agora que passe os 4 anos ushauhs

    Falando em Kami Girão, to lendo o livro dela. OWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWN *-* é tão lindo!

    Beijocas!
    Rapha ~Doce Encanto

    ResponderExcluir
  5. Josy e Lucas, obrigada!

    Oi, Rapha!

    Quanto as suas perguntas... rs

    O desfecho, sim, só no último livro, mas algumas questões presentes no 1 e no dois serão respondidas antes ;)

    Obrigada, linda.

    Yume, da Kami é mt lindo msm!!!!!!! Não apenas a arte da capa, mas o conteúdo, mt bom!!!! Existe talento sobrando ali... hehe

    bjs***

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela entrevista. Adorei o desenvolvimento das perguntas e adorei o teor das respostas. Muito obrigada por nos presentear com este tipo de conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! É sempre muito bom podermos mostrar um pouco de trabalhos maravilhosos como estes.

      Excluir
  7. Obrigada! Acho que devemos ajudar a divulgar esse grande autores. Quem merece o parabéns é Gisele. Bjs!!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela entrevista! Adorei a franquesa da escritora e com isso ela acabou me deixando cuirosa quantos ao seu livro. Vou dar um jeitinho de comprar. Espero que outras estrevistas como esta possa ser disponibilizada aqui tb. Ah... parabéns pelo blog! Incrivel!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi, muito obigada pelo carinho. Pode ter certeza que tudo que está aqui é criado pra vcs. Que bom que gostou da entrevista. Existem mais duas já postadas e outras sendo elaboradas. Por isso eu acho importante divulgarmos esse autores. Viu? Vc leu a entrevista e se interessou pelo livro. Isso é o mais imprtante. Obrigada mais uma vez! Bjs!!!

    ResponderExcluir